Visitar Aveiro é sinónimo de dar um belo passeio a bordo dos moliceiros da Aveiro no Coração e comer ovos moles.
Claro que, estas são as duas melhores experiências que poderá encontrar em Aveiro, mas esta bela cidade tem muito mais encantos.
A Ria de Aveiro é a alma da cidade e molda o quotidiano de quem lá habita e visita. Com ela temos os moliceiros, salinas, deliciosos pratos, com alimentos provenientes da Ria e claro, paisagens maravilhosas.
Pode encontrar a história da região em diversos museus:
· Museu da Cidade de Aveiro, onde se “parte à descoberta dos lugares, das histórias e das gentes de Aveiro.”
· Museu de Santa Joana, antigo convento dominicano feminino onde viveu Santa Joana Princesa e que “reflete a vivência da comunidade das freiras ao longo de cerca de quatro séculos, com diferentes estilos arquitetónicos.”
· Museu Arte Nova, “sedeado num dos imóveis mais emblemáticos entre o património desta corrente artística. É o centro interpretativo da extensa rede de motivos Arte Nova disseminados por toda a cidade de Aveiro.”
Foto:https://granderota.riadeaveiro.pt
· Ecomuseu Marinha da Troncalhada – Salinas, “mostra aos seus visitantes os métodos de produção artesanal do sal, explora a paisagem, fauna e flora características, bem como mantém vivas as vivências e tradições ligadas a esta atividade secular.”
· Museu Marítimo de Ílhavo, “é testemunho da forte ligação dos Ílhavos ao mar e à Ria de Aveiro. A pesca do bacalhau nos mares da Terra Nova e Gronelândia, as fainas da Ria e a diáspora dos Ílhavos ao longo do litoral português são as principais referências patrimoniais do Museu.”
· Navio-Museu Santo André, fez parte da frota portuguesa de bacalhau e pretende ilustrar as artes do arrasto. Este arrastão lateral (ou clássico) nasceu em 1948, na Holanda, por encomenda da Empresa de Pesca de Aveiro.
E beleza e arte nestes encantadores locais:
· Cais dos Botirões (ou Canal dos Botirões), onde estamos localizados
E beleza e arte nestes encantadores locais:
· Costa Nova, a sua Praia, bem como os palheiros alegres e coloridos, às riscas
Foto: https://www.visitportugal.com/
· Praia da Barra e o Farol da Barra , o mais alto de Portugal.
· Parque da Cidade – Infante D. Pedro, maior contínuo verde no centro da Cidade. Aproveite para manter a forma num dos nossos circuitos de manutenção, ou desfrute do dia no campo polidesportivo de relva sintética, no skate park ou no campo de ténis, todos de utilização gratuita.
· Cais da Ribeira de Esgueira – Passadiços de Aveiro, fazem parte de um projeto mais vasto: a Via Ecológica Ciclável. Numa paisagem lagunar, poderá aproveitar para fazer exercício físico e observar a fauna e a flora da Ria de Aveiro.
Foto www.cm-aveiro.pt
· Universidade de Aveiro, concentra-se quase integralmente em Aveiro, no Campus Universitário de Santiago, uma vasta área situada entre a zona lagunar das salinas e o centro da cidade.
Pode ainda fazer variadas atividades:
· Walking Tours
· Workshop de Ovos Moles
Foto: https://lifestyle.sapo.pt/
· Passeio de Moliceiro na Ria de Aveiro
connosco, a Aveiro no Coração. Uma viagem histórica, lúdica e cultural que não vai querer perder! Contará com a presença de um guia a bordo que fará deste passeio um momento ainda mais inesquecível.
Como pôde ver, terá muito que fazer quando visitar Aveiro, uma cidade apaixonante e memorável!